Ambiente Climatológico

A Ilha Grande está inserida na região da Costa Verde, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, próximo à fronteira litorânea com o estado de São Paulo. A região da Costa Verde possui um regime climático próprio, cujas similaridades com os padrões observados para a região sudeste do Brasil são: Estação chuvosa entre novembro e abril e; estação seca entre Junho e Agosto. Os demais meses são de transição entre as extremas seca e chuvosa. As imagens dos gráficos abaixo (Figura 1) sintetizam os perfis médios anuais para temperaturas e chuvas.

(a)

(b)

Figura 1: normal climatológica para Angra dos Reis (a) e Paraty (b)

Os verões apresentam temperaturas médias variando entre 25 e 26°C, eventualmente com temperaturas acima dos 35°C, e um acúmulo expressivo de chuvas. O mês de março é climatologicamente o mais chuvoso da região. Na região da Costa Verde, chuvas severas, por vezes extremas, são parte da climatologia local. Provocadas por efeito orográfico, as montanhas que circundam a região se tornam uma barreira natural ao processo das brisas terrestre/marinha, impondo quantitativos de chuva comparáveis à região da Amazônia Brasileira. Durante os invernos, as chuvas médias acumuladas mensais, bem como as temperaturas, reduzem expressivamente seus valores. Todavia eventos severos e extremos podem também ocorrer nessa época do ano.

As normais das cidades de Paraty e Angra dos Reis são uma referência para inferir sobre as condições climáticas da Ilha Grande, uma vez que a estação meteorológica da Ilha Grande, antes operada pelo SIMERJ, encontra-se inoperante desde 2013 e seus dados, inacessíveis. A UERJ através do CEADS, da FAOC e da FGEL está reformando a estação da Ilha Grande e já nopróximo verão estará operacional auxiliando no refinamento das condições climáticas medidas na Ilha.

Texto: Dr. Lucio de Souza