O Ecomuseu Ilha Grande (EcoMIG) é um museu a céu aberto, formado pela ilha, sua população e seu patrimônio histórico, cultural e natural. O EcoMIG é composto por quatro núcleos: Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Parque Botânico e Centro Multimídia.
O Museu do Meio Ambiente promove e divulga a educação ambiental, as pesquisas científicas sobre biodiversidade e uso sustentável, e exposições desenvolvidas na Ilha Grande. O museu localiza-se no que foi a sede da fazenda de Dois Rios.
O Museu do Cárcere (MuCa) registra a história e a memória do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, em especial da Ilha Grande. O museu localiza-se no prédio da guarda e na padaria que integravam o Instituto Penal Cândido Mendes.
O Parque Botânico reune uma coleção de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com finalidade de divulgação, estudo e documentação do patrimônio florístico da Ilha Grande.
O Centro Multimídia (CeMu) é o núcleo responsável por realizar pesquisa sistemática de matérias presentes na imprensa, em documentários e filmes já produzidos na Ilha Grande. Tem como objetivo contribuir para a historiografia – registro e memória – sobre o local, em termos de patrimônio, história e cultura, por meio das mídias digitais, garantindo ao cidadão o acesso à informação.